sábado, 15 de março de 2014

Workshop Nacional um sucesso!

Apenas um pequeno comentário...




-->
A workshop nacional “Educação & Ciência: da Investigação Polar à Sala de Aula”, organizada pelo Instituto do Mar da Universidade de Coimbra e o Instituto de Educação e Cidadania no dia 1 de Março 2014, foi uma iniciativa após o sucesso da workshop internacional para professores/educadores que decorreu na Universidade de Coimbra, em 2013 (Walton et al. 2013).

-->
A workshop internacional de 2013 foi a primeira workshop que trouxe  professores, educadores e cientistas polares, depois da última conferência do Ano Polar Internacional, em Montreal (Canada) em 2012.  Os objetivos dessas iniciativas pretenderam estabelecer meios para facilitar as colaborações com cientistas polares e providenciar informação e acesso a instrumentos educacionais. Além disso, também pretende ajudar os cientistas polares a melhorarem as suas capacidades de comunicação, seja, por exemplo, com alunos de diferentes idades, com os media, com os políticos, com o público em geral, permitindo o estabelecimento e crescimento do Polar Educators International (PEI). 


         
 Após o Ano Polar Internacional e o fim do programa educacional LATITUDE60!, Portugal continuou a ter uma grande visibilidade ao nível educacional, mas com atividades a serem realizadas geralmente pelas Universidades e Institutos individualmente (Kaiser et al. 2010; Baeseman et al. 2011; Zicus et al. 2011; Xavier et al. 2013). Só mais recentemente, com os projetos Profissão: cientista Polar e Educação PROPOLAR, várias iniciativas conjuntas, associadas ao Programa Polar Português (PROPOLAR), à Associação de Jovens Cientistas de Portugal (APECS Portugal) e PEI, começaram novamente a surgir, incluindo a workshop internacional mencionada acima organizada em Portugal, a exposição itinerante (agregando fotografias das principais equipas de investigação polares portuguesas) e a participação nas SEMANAS POLARES internacionais.





-->
Esta workshop teve lugar no Instituto de Educação e Cidadania (Mamarrosa) foi explicitamente dirigida a professores e educadores portugueses, pois após a workshop internacional, foi notório que havia a necessidade de reunir pela primeira vez todos estes professores e educadores com cientistas polares para: 

1-      Fornecer noções básicas sobre a ciências marinhas, terrestres, sociais e relações internacionais das regiões polares  aos professores e educadores (através de palestras de (jovens) cientistas polares),
2-      Conhecer e difundir os projetos educativos e iniciativas educativas existentes em Portugal e no estrangeiro sobre as regiões polares,
3-      Dar exemplos de atividades educativas que os professores e educadores poderão fazer facilmente nas suas escolas/instituições educativas,
4-      Conhecer e partilhar experiências de professores e educadores que mais têm realizado atividades educativas com a comunidade científica polar portuguesa.



As inscrições esgotaram em Janeiro, mais de 1 mês antes da data de encerramento das mesmas. Esta workshop contou como um total de 49 participantes de todo o país (dos quais 13 eram cientistas), com 11 palestras orais (das quais 5 foram científicas), 2 skype calls (uma para a região Antártica e outra para o Algarve) 3 demonstrações de atividades que professores/educadores podem realizar na sala de aula. Todas as palestras foram bem recebidas, com alguns temas (como as alterações climáticas e aquecimento global) a receberem várias e interessantes questões por parte dos participantes. Excelente dia!!!

José Xavier, Patrícia Azinhaga e Sónia Ferreira

PS. The National workshop on Polar Science and Education for  Portuguese teachers and educators took place at the Institute of Education and Citizenship (Mamarrosa, Portugal) on the 1st March 2014 got together 49 participants from all over the country, with scientific lectures in the morning (on Marine, Terrestrial and Atmospheric sciences and international collaborations, by polar scientists), educational lectures (given by the most experienced teachers/educators) and educational hands-on activities that the least experienced teachers/edcuators could do in their classroom. A total of 11 oral presentations, 2 skype calls (one to the Antarctic) and 3 demonstrations were carried out during the day! Brilliant day!
 

Sem comentários: