quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O que fazem os pinguins no Natal| What penguins do in Christmas?

A escrever a partir de Coimbra
Writing from Coimbra (Portugal)















(Pinguins rei na Geórgia do Sul| King penguins at South Georgia)


O que fazem os pinguins no Natal? Essa foi a grande questão por resolver nesta semana no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, entre 22 e 31 de Dezembro, onde respondi às perguntas dos mais jovens sobre a fauna, o impacto do aquecimento global e também explicar os detalhes das últimas expedições.

O Pólo Sul é um continente maior do que a Europa, está coberto de gelo e só agora os cientistas, graças às novas tecnologias, estão a conseguir desvendar os seus segredos mais profundos. A Antárctida está a despertar cada vez mais o interesse da comunidade científica mundial, sobretudo por ser uma das principais vítimas do aquecimento global. A Antárctida é uma região única no planeta. A grande maioria da vida depende do mar e a diversidade de espécies é elevada, muito mais do que se julgava nas últimas décadas. Além de pinguins, o continente gelado dá abrigo a várias espécies de focas, elefantes marinhos, otárias e albatrozes, mas também ao maior animal que sobrevive apenas em terra é do tamanho de um alfinete: o piolho Cryptopygus antarcticus.









(Pinguins Gentoo em Bird Island| Gentoo penguins at Bird Island)


No Museu da Ciência, as crianças descobriram tudo sobre estes animais e também ver um vídeo sobre uma das minhas expedições. Nestes encontros as crianças tiveram a oportunidade de ver e tocar penas de pinguins, experimentar o equipamento usado nas expedições e ver os pequenos aparelhos utilizados para saber onde é que os pinguins e os albatrozes vão procurar alimentos.










(Pinguins Macaroni em Bird Island| Macaroni penguins at Bird Island)

Das seis expedições que fiz, três foram a bordo de um navio oceanográfico e outras três (incluindo a última, da qual regressou em finais de Novembro) centraram-se numa ilha da Antárctida, um trabalho que já se traduziu em várias publicações em jornais internacionais da especialidade. Os meus estudos têm como principal objectivo estudar a forma como os pinguins e os albatrozes estão a adaptar-se ao aquecimento global.

As crianças foram uma autêntica fonte de conhecimento e fiquei agradavelmente impressionado com aquilo que já sabem. Quando estou a falar com os mais pequenos, tento me divertir tanto como eles e adorei partilhar todas aquelas horas...

Então, o que fazem os pinguins no Natal? Estão super atarefados em se reproduzir...

6 comentários:

Fatima disse...

José Xavier felizmente os mais jovens parecem bem informados. Têm obrigação disso, porque têm meios disponíveis que os põe a par de tudo.

Assim cresçam e apliquem esses conhecimentos de forma correcta!

Um grande abraço

(Com este frio, a Antártida parece mais perto....)

Lygia Maria Couceiro Braga disse...

Olá José!

Vejo que a maratona já começou.
É bem verdade que as crianças nos conseguem surpreender. E quando é pelo conhecimento que já têm das coisas, tanto melhor.
Pena é que, tantas vezes percam essa magia pelo caminho. Mas, felizmente, há muitas crinças que guardam os seus conhecimentos e vão progredindo.
Bem que gostaria de saber se haverá palestras em Lisba.
Continuação de Bom trabalho!

Bjs,

Lygia

sabel disse...

Olá Xavier

Tenho pena de não ter continuado a conversa sobre o climate gate no museu de Coimbra!
Espero que as crianças tenham gostado das experiências todas que estavam preparadas. São as maiores entusiastas do Mundo!
O blogue está muito giro. A ideia do diário é bem interessante.
Bom ano e continuação de boas expedições!

Tiago Cação disse...

Olá José!
Como posso entrar em contacto consigo?
O meu email é Tcacao@gmail.com
Gostaria imenso de trocar uma palavras consigo, pode ser?
Um Abraço, Tiago Cação

Prof. Ana Cristina disse...

Olá Prof. José Xavier

Sou Professora e conhecemo-nos em Almodôvar. Estou a tentar mandar-lhe um mail para jxavier@ualg.pt mas não dá. Houve alterações no contacto?

Precisava mesmo de o contactar.
Um abraço "gelado"
Ana Cristina

ce disse...

O Celular Espião é um celular tão incrível e polêmico que foi proibido em alguns países da Europa e é novidade no Brasil.

O Celular Espião é um telefone celular comum, especialmente modificado para poder ser monitorado à distância, permitindo assim escutar as conversas telefônicas e ambientais de quem o utiliza.
www.celularespiaobrasil.com