segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Signy

Latitude: -59.41
Longitude: - 43.26

Tive a felicidade de estar na Ilha de Signy. Esta novidade veio numa reunião em que o investigador responsável por esta expedição, Geraint, nos informou que teriamos de ir a Signy por questões técnicas (precisavam de resolver algo informático), por questões ambientais (a base estava a precisar de contentores para por mais residuos) e por questões de cortesia (estavamos ali perto, tinhamos o correio e vegetais para eles e no futuro sempre poderiamos contar com o apoio deles para alguma coisa). Assim foi...6 da manhã lá estavamos todos prontos para ir para Signy. Esta foi a vista à chegada...











Se antes deste cruzeiro me tivessem dito onde gostaria de ir, esta seria uma das ilhas que me viria obrigatoriamente à conversa.



Aqui é onde se encontra uma das bases Britânicas de investigação marinha, sabia que estariam lá 2 grandes amigos nesta altura e estaria em contacto directo com animais como elefantes marinhos, um privilégio dificil de conseguir se estamos no navio. A base é ocupada no Verão, com um numero máximo de cientistas pequeno (menos de 15 cientistas), focando essencialmente no estudo de plantas terrestes e animais marinhos.
















O contacto directo com elefantes marinhos era algo que me veio logo à cabeça assim que soube que iria. Os elefantes marinhos são muito calmos e podemos facilmente estar perto deles...fantástico. As fotos tiradas são mesmo perto deles...mas sempre sem os perturbar, claro.





































As otárias do Antárctico (Antarctic fur seals) também lá estavam....
















Lá encontrei-me com 2 grandes amigos: Akinori (Investigador Japonês que conheço desde os tempos em que vivemos em Cambridge, ele a estudar pinguins e eu a estudar albatrosses, no British Antarctic Survey) e Mike Dunn (também dos tempos de Cambridge, em que vai para Signy todos os Verões para estudos de monotorização das populações de pinguins). Foi muito bom.
























A visita durou 3 horas, onde Akinori me mostrou uma pequena parte da ilha, me explicou como a sua ciência está a decorrer (muito bem!) e revivemos os bons velhos tempos!







Agora já estamos em alto mar, já numa outra estação a recolher mais amostras de àgua, de peixe e crustáceos.





(The news came like a dream: we were going to Signy Island! It was such good news as it is a very special British base that carries out mostly seabird, seal and vegetation research, which two great friends were there: Akinori, Japanese penguin researchers and Mike Dunn, also researching on penguins. Great to catch up with them. Everybody onboard of the James Calrk Ross enjoyed coming to Signy. Now we are already donig a mesoscale acoustic survey to assess abundance of fish and crustaceans north of the South Orkneys)

2 comentários:

Gonçalo Vieira disse...

Olá Zé!
Está a ser muito bom ler o teu diário de campanha e saber que conseguiste desembarcar, o que é excelente!
A Raquel e a Vanessa já partiram para a Antárctida e o Alexandre é o próximo. O pessoal do Students-on-ice chegou bem, como aliás, já deves saber.
Grande abraço,
Gonçalo

Anónimo disse...

Excelente Gonçalo!!!!

Que boas noticias

Grande abraço